sábado, 31 de março de 2012

Em fim decido Rodrigo é o Candidato do PT de Tarauacá!

             Nessa sexta dia 30 de abril do corrente ano, em uma reunião da execultiva do PT de Tarauacá, foi decidido que o candidato do PT de Tarauacá será Rodrigo Damasceno.
             Isso fortalecendo o Pacto de Gerações do PT e a juventude mostrando que ta unida e fortalecida, pois a juventude foi quem sempre leventou essa bandeira e sempre defendeu, e agora unindo todas as forças com o Partido para apresentar nosso candidato a Frente Popular. 


sexta-feira, 30 de março de 2012

Senado debate Estatuto da Juventude em audiência pública



Nesta terça-feira (20), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado promove audiência pública para debater o Estatuto da Juventude.A aprovação do Estatuto é uma grande demanda da juventude da CUT e de todas as juventudes do Brasil, sendo aprovada como prioridade durante a 2ª Conferência Nacional e insere-se em um contexto de consolidação dos direitos da juventude.

A secretária Nacional de Juventude da CUT, Rosana Sousa, estará presente na audiência, pautando que toda a juventude brasileira, seja ela trabalhadora, urbana ou rural, estudante, de movimentos culturais, artísticos, de mulheres, de combate ao racismo, tenham seus direitos garantidos. A juventude rural, indígena, trabalhadora, que já encerrou seus estudos também deve ter direitos garantidos no Estatuto.

Entre uma série de direitos previstos no Estatuto, a criação do Sistema Nacional de Juventude é uma das prioridades para a CUT, assim como a implementação da agenda nacional de trabalho decente para a juventude, conferindo mais direitos tanto para a juventude trabalhadora urbana quanto rural.

Apesar dos avanços citados, o texto aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania em fevereiro possui algumas incoerências, como a garantia de meia-entrada somente aos estudantes com carteirinha da UNE. “A juventude da CUT e do PT defende que seja para todos/as jovens entre 15 a 29 anos. Isso precisa ser alterado, ao mesmo tempo em que estaremos focados no embate com a direita, que busca impedir qualquer tipo legislação que garanta direitos à juventude”, expõe Rosana

“O senador Paulo Paim vem debatendo a nossa posição e, assim, acreditamos que avançaremos com esta audiência. É importante que toda a sociedade, especialmente a juventude, saiba o que está sendo debatido e o que está em jogo”, complementa.

Serviço:
Audiência Pública - Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado
Assunto / Finalidade: Debater o Estatuto da Juventude.
Horário:Às 14h

Convidados:
1. Manuela Pinto Vieira D’ávila
Deputada Federal da Câmara dos Deputados
2. Severine Macedo
Secretária Nacional da Juventude da Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República
3. Gabriel Medina
Presidente do Conselho Nacional da Juventude
4. Daniel Iliescu
Presidente da União Nacional dos Estudantes - UNE
5. Antonio Francisco de Lima Neto
Coordenador do Setor de Juventude do MST
6. Rosana Sousa de Deus
Representante da Juventude da Central Única dos Trabalhadores
7. Alexandre Piero
Representante da Pastoral da Juventude
8. Aldar Campos Braga
Agente Sócio-Cultural da União Brasileira dos Estudante Nacionais – UBEN

quarta-feira, 28 de março de 2012

Buraco em Tarauacá é Progresso!

               Foram essas as palavras de nossa querida Prefeita, durante seu pronunciamento na I Feira da Banana de Tarauacá, realizada pela Seaprof do Governo do Estado. Segundo a prefeita a culpa de nossa cidade está vivenciando esse caus todo é culpa do progresso, que chegou em nossa cidade, em virtude da abertura da BR 364, sendo que a mesma ainda fala que nosso municipio não está preparado para isso.


Agora amigos tarauacaense, como é que ficamos, será que temos que voltar a Pré-Historia?
porque não temos uma administração que tenha competencia para acompanhar esse desenvolvimento, que nosso Governdo do Estado está propocionando ao Acre.




sexta-feira, 23 de março de 2012

IFAC realiza encontro para discutir cursos que serão implantados em Jordão



O IFAC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre) realiza, nesta sexta-feira (23) no município de Jordão, um encontro para ouvir os diversos segmentos da sociedade sobre os cursos que deverão ser implantados no município. A atividade faz parte do programa “IFAC ouvindo a comunidade”.
No ano passado, os 21 municípios foram visitados pela equipe da instituição, quando foram discutidos com a sociedade os cursos voltados para o desenvolvimento de cada município. Jordão, situado a 344 km de Rio Branco, possui um acesso somente por vias fluvial e aérea, para aviões de pequeno porte.
Os dados servirão para que o Gabinete de Planejamento e Gestão – Gaplan/IFAC elabore o Planejamento da instituição para o triênio 2012/2013/2014. As opiniões de representantes das comunidades de cada município fazem parte do documento que está sendo finalizado pelo gabinete.
A oficina “IFAC ouvindo a comunidade” consiste numa apresentação geral sobre o que é a instituição e o potencial de atendimento à população acreana com Educação, Ciência e Tecnologia.
Da redação AC 24H: com informações do IFAC
Agora meu caro, eu lhe pergunto cade? O de Tarauacá? Onde é que foi parar o Núcleo do IFAC de Tarauacá?
 Nobres Veredores, Sr. Prefeita? O povo quer saber? A Juventude quer saber? 
O porque ainda não foi implantado os cursos em Tarauacá?  

quarta-feira, 21 de março de 2012

!!!PARABÉNS ADMINISTRAÇÃO, POR UM ANO NO PODER!!!


 
PARABÉNS ADMINISTRAÇÃO, POR UM ANO NO PODER!!!
Senhoras e senhores, como é do conhecimento de todos nossa cidade passa por dias nada fáceis.
A Administração local se encaminha para um ano(365 dias) de poder, e hoje, 21/03/2012 faz exato ...um ano que Vando Torquatto foi afastado do cargo por problemas judiciais, e assim não lhe foi dado o direito de cumprir seu mandato dado pelo povo.
E nesse percurso de tempo, nossa cidade foi ficando e sempre ficando...cada vez mais esquecida pela nossa administração local que como todas tem seu slogan: Prefeitura de Tarauacá, Quem ama cuida”.
Alheio à isso, seguimos nossas vidas e mediante este segmento cotidiano, o que vemos é nossas ruas completamente tomadas pela escuridão e pelos buracos, nossos jovens e adultos sem concursos para assumirem o que lhe são capacitados por direito....como se esse fossem os únicos problemas que temos de enfrentar dia após dia, pois a tendência é piorar.
O fato é que vemos pessoas “assumindo” funções nos mais determinados setores de nossa cidade sem o menor preparo e conhecimento específico para as tais. E com isso, quem leva na cara é o povo que paga seus impostos!
O sistema aristocrata em que vivemos se dá devido à complacência de nosso povo humilde e batalhador, ao qual nossos governantes se fazem disso para chegar onde querem e fazer o que bem entenderem.
Temos que viver à mercê dos nossos senhores feudais sempre!
Temos que dar um basta no descaso que rodeia nossa cidade durante este tempo todo...
Tem gente que já provou que não sabe administrar e ainda quer concorrer a cargos nas próximas eleições, e isso é um absurdo sem tamanho.
O objetivo do que escrevo aqui é mostrar um pouco da indignação de muitos amigos e amigas com quem converso cotidianamente e deixam escapar o seu descontentamento com a atual situação que vivemos nessa cidade.
O bom disso tudo é que as eleições vêm logo ali e teremos, mais uma vez, a oportunidade de dar um basta neste descaso e abandono e nessas pessoas que querem tripudiar sobre as pessoas que trabalham nessa cidade e que lutam por uma vida digna para suas famílias!
Vamos abrir nossos olhos, pois a tendência disso tudo, se não escolhermos melhor nossos próximos governantes, a coisa ficará insustentável.
Abramos bem nossos olhos, meu povo!
A culpa de estarmos na situação em que estamos é por conta de gente de discurso bonito e que não tem o melhor compromisso com o nosso povo e nossa cidade!
 

terça-feira, 20 de março de 2012

O QUE É VERGONHA?

      Nos ultimos meses Tarauacá vem sendo motivo de chacota, piada e gozação nas redes sociais.
Isso não nos deixa nada satisfeito, pois somos filho dessa cidade e os que não são mais que cresceram aqui, nos sentimos muito constrangidos, com tudo isso. Não somos contra a divulgação, é bom pra mostrar como a administração atual cuida de nossa cidade.
             Além de mostra a realidade de nosso municipio, o caus que estamos vivendo. Só nos entristesse, porque não temos a quem pedir socorro, pois nosso nobres vereadores, não fazem o seu trabalho de fiscal do povo.  Mais ao mesmo tempo ficamos alegre pois, sabemos que as eleições vem ai e o povo vai da a resposta a altura.
    E não vamos mais ter passar por esses constrangimentos. A JPT de Tarauacá deixa sua nota de Repudio e indignação e tudo isso que está acontecendo em Tarauacá. O descaso do Poder Público Municipal com nossa amada cidade, aquela que ja foi a Princesinha do Acre. Mais ainda resta uma esperança... Eu Acredito..

Governo do Estado: Entrega barcos, equipamentos e medicamentos à Tarauacá.

A Secretária de Estado de Saúde Suely Melo, representando o Governador Tião Viana, através dos recursos do PROACRE, entregou ontem, segunda feira, 19 de março, ao município de Tarauacá, 02 Barcos tipo baleeira e 02 canoas de alumínio.
 
O Objetivo da ação e facilitar a realização do deslocamento da equipe até as comunidades mais isoladas do município, uma vez que atualmente a equipe se desloca através de barco alugado pelas próprias secretarias municipais de saúde, além de levar às comunidades geograficamente isoladas e vulneráveis do Estado do Acre o atendimento básico de saúde no intuito de melhorar as condições de saúde e a qualidade de vida dessas populações.

A Prefeita Marilete esteve Presente no encontro, juntamente com secretários municipais, vereadores e outros assessores. Esses investimentos em equipamentos na área de saúde para atendimento à população ribeirinha do município de Tarauacá somam um total de R$ 209. 369,58, através de um convênio assinado entre o Governo do Estado do Acre e a Prefeitura Municipal de Tarauacá.
  
 
Além dos barcos o governo estará doando ao município, medicamentos para a utilização durante os atendimentos das equipes , além de alguns equipamentos, para o suporte das atividades da equipes com ênfase nas ações do Programa de Saúde da Família Móvel. 
Mostrando o compromisso é a preocupação com os rebeirinhos de Tarauacá.  

quinta-feira, 15 de março de 2012

Falta de Respeito!!

O produtor rural Sr. José Altamir Gama Feitosa, morador da comunidade PA Novo Destino, pai de 04 filhos, a três meses vem sofrendo com uma séria doença que ainda não foi diagnostica, nesse período já fez cerca de 15 visitas ao Hospital de Tarauacá Dr. Sansão Gomes e nada foi feito os médicos receitam um medicamento apenas para aliviar a dor, o produtor hoje se encontra em casa deitado em uma cama pois não tem capacidade de se locomover com suas pernas, e o atendimento do TFD, segundo os administradores tem uma possibilidade para o final de Abril. Isso é um descaso, não se pode admitir que uma pessoa possa vivencia uma situação dessa, relata o Presidente da Associação Neto Amorim, que já procurou de todas as formas ajudar o produtor, mais infelizmente ainda nada foi feito. Não se pode aceitar esse tipo de coisa em uma ótima Administração que nosso governo vem realizando na saúde de nosso Estado. O Presidente ainda relata que ontem, foi até o hospital com sua mãe dona Odília de Amorim de 70 anos, para apenas apresentar um simples exame, chegando as 08H da manhã e saíram cerca de 11H e 30 minutos e não conseguiram apresentar, pois as filas de atendimento não são organizadas e os idosos e crianças não tem o atendimento prioritário que é assegurado por lei. Pedimos que as autoridades competentes possam tomar providencia nesse caso tão delicado, pois com essas providencias tomadas quem ganha é a população de Tarauacá. 

terça-feira, 13 de março de 2012

Jovens de Tarauacá discutem políticas sociais

Jovens de Tarauacá discutem políticas sociais
Cerca de 170 jovens estiveram reunidos no último final de semana no município Tarauacá, no Centro Educação Permanente do município (Cedup), para debaterem políticas sociais voltadas à melhoria do município.

Estiveram presentes no encontro diversos segmentos sociais, como o hip hop, kung fu e jovens  indígenas, além da juventude de Feijó e Jordão, que ouviram atentamente  as  palestras  “ as escolhas da juventude mudam a história” proferidas por Nil Figueiredo – diretor do Iteracre, Cesário Campelo – secretario de Juventude do PT e o  médico Rodrigo Damasceno – pré-candidato a prefeito do município.
“Nós somos a juventude do agora e estamos cansados das mazelas sociais vividas no município de Tarauacá, queremos mudanças nas eleições de 2012”, comentou o jovem Adriano Cacau, entusiasmado logo após as palestras.
O evento foi organizado pela juventude do Partido dos Trabalhadores de Tarauacá, que contou com o apoio da Secretaria Estadual de juventude do PT.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Grande Plenária Regional TK/Envira da JPT

                   A Juventude Petista realiza uma grande plenária com o tema: "As escolhas da Juventude mudam a historia",  nesse sábado dia 10/03, no auditório do CEDUP, onde contamos com um publico de cerca de 150 pessoas, a  juventude compareceu em peso, onde contamos com palestrantes como Cesário Campelo Secretario Estadual da JPT Acre, Nil secretario de Estado do ITERACRE, Jaciara Pre-candidata a Prefeita de Feijó, Dr. Rodrigo Damasceno Pré-candidato a Prefeito em Tarauacá, Assis Souza Diretor DERACRE Tarauacá, Gilberto Aires Coordenador JPT Tarauacá, Evandro Coordenador JPT Feijó e demais lideranças locais.


               No âmbito das discussões  foram debatidos como a juventude pode construir seu futuro, os mecanismos que podem ser usados para essa construção de forma democrática e social, também reafirmando o pacto de gerações, além das eleições de 2012.
            Entendemos que a juventude não pode ficar de fora dessas discussões, pois a direção que tomamos hoje pode afetar e muito as futuras gerações, no entanto, temos que fazer escolhas sabias e eficazes para que não possamos nos arrepender amanhã. Para isso, a JPT de Tarauacá vem se mobilizando, fortalecendo sua militância com cursos de formação politica e levando esses jovem ascende seu auto-critico e perceber  que a politica e a principal ferramenta que pode mudar nossa vida social.
           Queremos que cada jovem seja um multiplicador dessa ideia, que cada um seja verdadeiro líder, formador de opinião e que forme outros lideres, sempre com o mesmo ideal, que o jovem dever um revolucionário nato, sempre critico e discorda sempre das opiniões que não vão de encontro com as suas.
      Bem como disse o grande revolucionário Che Guevara  " ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética". 







quinta-feira, 8 de março de 2012

AS GUERREIRAS!!

                    
                Hei! Linda Estrela! Aquela que faz de simples dias Dias especiais. Que ilumina A profunda escuridão. Você é a razão da beleza Do encanto e da magia. Você é a presença da ternura Com jeito de atrevida Ou com rosto de Anjo. Você é uma estrela Aos olhos de Deus... Linda estrela Repleta de Sabedoria E compreensão. Você sabe seduzir Sabe conquistar... Sem seu brilho A beleza não existiria O encanto não seduziria. Seus olhos Hipnotizam a todos a sua volta. Seu sorriso é a arma Que acerta o alvo Chamado Corações, Que facilmente se torna dona deles. Porque és um estrela abençoada Estrela chamada Mulher. (Por Rosemista Silva JPT Tarauacá). 

                 No Dia 8 de março de 1857, 130 operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Elas não queriam nada mais e nada menos, do que o respeito no ambiente de trabalho, a equiparação de salários com os homens, e a redução da carga horária de trabalho para 10 hrs. Elas receberam uma enorme opressão, foram violentadas, trancadas dentro da fábrica, incendiadas e depois morreram carbonizada, em um ato totalmente DESUMANO.

O dia internacional da mulher, se deu por causa disso, mais não é apenas um dia de comemoração, mais tbm, um dia que nós mulheres, devemos mostrar a sociedade, a nossa verdadeira importância, e um dia em que devemos dizer NÃO ao preconceito que hoje é impregnado na sociedade! Triplicamos o nosso trabalho no nosso dia a dia(com casa, família e trabalho), e muitas vezes somos vista como frágil, delicada, ingênua, quando na verdade, somos muito inteligente, fortes, sim, muitas vezes delicada, mais que não fugimos da luta, nem da raia .. 

               Temos sim as nossas diferentes, somos negras, índias, brancas, ruivas, loiras,morena, hippies, funkeira, rockeira, sambista, presidenta de empresas, lideranças na política, operárias, pedreiras, secretária do lar, parlamentares, médicas, enfermeiras, professoras, profissional do sexo, PRESIDENTA DA REPÚBLICA, enfim, somos o que agente quiser, da maneira que agente quiser, temos a total capacidade, de assumir qualquer cargo, e ainda mais, SENDO MULHER ! (Por Thaylla Fernanda JPT Acre).
             Esses são os votos a todas as guerreiras do Brasil e do mundo, da Juventude Petista de Tarauacá. 

terça-feira, 6 de março de 2012

A alagação agora é aqui em Tarauacá.

Com as frequentes chuvas, os níveis do rio Tarauacá estão se elevando, já atingindo alguns bairros da cidade de Tarauacá.. 

Como Senador Pompeu e Triângulo, as águas já atingindo as ruas e lamentavelmente alguans casas. 


Com tudo isso também forma-se grandes grandes tronqueiras nos pilares da Ponte sobre o rio Tarauacá, com os troncos de arvores que acabam descendo com a força da água. Com isso bravos trabalhadores , prestadores de serviços do Estado através do DERACRE tem a árdua missão de retirar essas tronqueiras..



Assim cumprindo o compromisso do Governo do estado, de não apenas fazer e abandonar, mais de cuidar e zelar por nossos patrimônios..

segunda-feira, 5 de março de 2012

Não Tenha Medo de Arriscar



Um dia você aprende..
que p. errar é preciso arriscar pelo menos que o medo, só nos atrapalha, 
e que o amor é a coisa mais bela desse mundo, apesar de todos os sofrimentos  
que as vezes temos pela frente,
e que esses problemas, só nos fazem perceber o quanto nós somos forte para enfrenta-los..
e que decepção não mata ninguém, pelo ao contrário nos ensina a viver, nos  
deixando mais espertas..
que pra uma cobra te picar, você tem que mexer com ela..
que as pessoas não puras, então sempre devemos ficar ligadas mesmo com toda 
aquela confiança, 
porque na verdade, elas são seres humanos e seres humanos.. tendem a errar, 
como eu, como você, como todos nós..
e errar mais de uma vez não é burrice não, é porque na verdade na primeira queda 
você não estava forte o bastante p. levantar..
e que se amarmos alguém, temos que nos amar primeiro, sempre reconhecendo os 
nossos princípios..
e que nunca devemos deixar o nosso sonho, nosso plano de lado, pelo fato de 
termos medo de escutar um não,
porque as vezes é preciso uma rejeição p. cair na real, para sermos melhores do que somos..
e nunca, mais nunca devemos nos comparar a ninguém, porque ninguém é melhor que 
ninguém.. e se quisermos ser melhor, 
temos que ser melhor que nós mesmos, sempre procurando o melhor dentro da 
gente e não nos outros..
é, você aprende também.. que todas essas suas paixões na sua juventude 
são passageiras, marcantes ? talvez sim. 
e as vezes não damos um devido valor aquelas pessoas que sempre estão ali, ao
 nosso lado, as vezes não a reconhecemos,
e quando vamos ver ?! já é tarde demais. mas entenda, que para o amor..
 nunca é tarde demais..
porque apesar do orgulho, da decepção, do sofrimento.. o coração sempre fala mais alto..
e você nunca vai ser otária amando, otários são aqueles que não amam.. 
porque me diz: o que é a vida sem o amor ? 
seja ele qual for, não digo só de homem e mulher.. pois existem vários e vários tipos de amar! 
e tenho certeza, que cada um de nós amamos alguma coisa, alguém..
aprendemos também, que não é certo julgar ninguém, pois não somos dignos, 
limpos o bastante p. apontar o dedo na cara,
de qualquer um e sair falando o que bem entender.. pois como disse, errar é humano.
e quem fala o que quer, ouve o que não quer, e que as brigas, violência, barracos, 
não levam em nada e que a conversa é a melhor coisa, 
fora isso, desprezo! 
o silêncio é um ótimo remédio, mas também usado de forma errada pode causar efeito contrário..
e que se queremos o respeito de alguém, temos que respeitar..
que o mundo, é feito de diferença, também qual seria a graça de sermos todos iguais ? 
que a base de um relacionamento: é a confiança, sem ela não existe..
e que pô, temos só uma vida, e ela não volta atrás, não tem pause, nem stop.. 
então temos que curtir cada momento, com toda intensidade..
e sempre lembrando, que só podemos nos arrepender daquilo que não fizemos..
porque o que fizemos, já tá feito.. não tem como mudar. ;)

domingo, 4 de março de 2012

A mentira Tem perna Curta

Com a decisão de Rio Branco, candidato da Frente Popular em Tarauacá deve ser do PCdoB

Com a decisão de hoje em que os partidos da Frente Popular 
de Rio Branco decidiram pela Candidatura de 
Marcus Alexandre do PT, fica também o "acerto" de que 
a candidatura da Frente Popular em Tarauacá deve ficar 
com o PCdoB. Quanto ao nome do PCdoB ainda não 
tenho a informação precisa de quem vai encabeçar a chapa.

sexta-feira, 2 de março de 2012

batido o martelo na capital, a Frente vai de Marcos do PT



Agora é oficial
Vamos para as ruas mostrar que da unidade da FPA vai nascer a novidade!!!
Rio Branco precisa continuar avançando!!!


Partidos da Frente Popular declaram apoio a candidatura do companheiro Marcus Alexandre.Vamos marchar unidos!
 galera da jpt Acre firme e forte!! 
        Em uma reunião hoje no auditório da ALEAC, foi decido que o diretor do DERACRE Marcus Alexandre(PT) é o candidato a Prefeito da capital do Acre com o apoio dos Partidos da Frente popular. Isso mostra que a Frente vai unida, firme e forte pra continuar tocando nosso Acre, mostrando que o principal projeto é a continuidade do excelente trabalho que vem sendo executado em nosso estado, com isso quem ganha somos nos acrianos...   

quinta-feira, 1 de março de 2012

Partido dos Trabalhadores(as)


PT star real version.svg 





   O Socialismo Petista é parte da resolução aprovada no 7º Encontro Nacional, ocorrido 
entre 31 de maio e 3 junho de 1990, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, 
e reafirmado no 2º Congresso, realizado em Belo Horizonte, entre 24 e 28 de novembro de 
1999. 

O PT já nasceu com propósitos radicalmente democráticos. Surgimos combatendo a 
ditadura militar e a opressão burguesa, exigindo nas ruas e nos locais de trabalho respeito às 
liberdades políticas e aos direitos sociais. Crescemos denunciando a transição conservadora 
e construindo as bases da soberania popular. Em dez anos de existência, o PT sempre 
esteve na vanguarda das lutas pela democratização da sociedade brasileira. Contra a 
censura, pelo direito de greve, pela liberdade de opinião e manifestação, pela anistia, pelo 
pluripartidarismo, pela Constituinte autônoma, pelas eleições livres e diretas. Tornando-nos 
um grande partido de massas, denunciando a expropriação dos direitos de cidadania pelo 
poder de Estado, o atrelamento dos sindicatos ao aparato estatal, o imposto sindical. 
Diversos companheiros deram sua vida na luta dos trabalhadores pela democracia. Santo 
Dias, Wilson Pinheiro, Margarida Alves, Padre Jósimo, Chico Mendes e tantos outros. 
Na raiz de nosso projeto partidário está, justamente, a ambição de fazer do Brasil uma 
democracia digna desse nome. Porque a democracia tem, para o PT, um valor estratégico. 
Para nós, ela é, a um só tempo, meio e fim, instrumento de transformação e meta a ser 
alcançada. Aprendemos na própria carne que a burguesia não tem verdadeiro compromisso 
histórico com a democracia. A relação das elites dominantes com a democracia é 
puramente tática, elas se socorrem da via democrática quando, pragmaticamente, lhes 
convém. Na verdade, a democracia interessa, sobretudo aos trabalhadores e às massas 
populares. Ela é imprescindível, hoje, para aprofundar suas conquistas materiais e políticas. 
Será fundamental para a superação da sociedade injusta e opressiva em que vivemos. Assim 
como será decisiva, no futuro, a instituição de uma democracia qualitativamente superior, 
para assegurar que as maiorias sociais de fato governem a sociedade socialista pela qual 
lutamos. 


A vocação democrática do PT, no entanto, vai além das bandeiras políticas que defendeu 
e defende. Também a sua organização interna expressa nosso compromisso libertário. Ela 
reflete o empenho, sempre renovado, de direções de bases militantes para fazer do próprio 
PT uma sociedade livre e participativa, premissa daquela outra, maior, que pretendemos 
instaurar no país. 
Refratário ao monolitismo e verticalismo dos partidos tradicionais – inclusive de muitas 
agremiações de esquerda –, o PT esforça-se por praticar a democracia interna como requisito indispensável a seu comportamento democrático na vida social e no exercício do 
poder político. O mesmo vale para a relação do partido com suas bases sociais e com a 
sociedade civil em seu conjunto. Embora tenha nascido pela força dos movimentos 
sindicais e populares e com eles mantenha um poderoso vínculo de inspiração, referência e 
interlocução, buscando propor-lhes uma direção política, o PT recusa-se, por princípio, a 
sufocar sua autonomia e, mais ainda, a tratá-los como clientela ou correia de transmissão.

 O PT, lutando por tal socialismo, não menospreza os desafios teóricos e práticos a 
superar para sua obtenção. Sabe que tem pela frente um gigantesco esforço de construção
doutrinária e de luta social, e declara-se, mais do que nunca, disposto a realizá-lo, em
conjunto com todas as forças democráticas e transformadoras presentes na vida brasileira. 


Proposta do PT!