Uma manifestação contra a corrupção na Câmara Municipal organizada pela juventude petista e do Partido Verde (PV) e de estudantes das escolas D. Henrique Ruth, Flodoardo Cabral, Absolon Moreira e da Universidade Federal do Acre (Ufac) pegou de surpresa os vereadores que estavam na sessão na noite desta quinta-feira (19).Com palavras de ordem – Basta Corrupção, Mudanças Já, Vereadores Corruptos - os manifestantes fizeram uma lavagem simbólica da corrupção. Com vassouras, água e sabão os jovens limparam o pátio da Câmara Municipal protestando contra os últimos acontecimentos que levaram dois vereadores à penitenciária e o promotor público a pedir a cassação do mandato dos dez vereadores.
A jovem Natiele Silva, da juventude petista, uma das líderes da manifestação destacou que está na hora da juventude protestar e se manifestar contra o abandono que está à cidade e contra o absurdo que está acontecendo na Câmara Municipal onde dois vereadores foram presos e os demais estão com seus mandatos ameaçados por conta de atos de corrupção. “Essa manifestação tem o objetivo principal de fazer uma lavagem da corrupção que está acontecendo na Câmara Municipal e em Cruzeiro do Sul. Os jovens estão cansados de ficar vendo tanta coisa errada acontecendo e a partir de agora vamos nos manifestar. Os estudantes e a juventude do PT e do PV não vão ficar mais calados com tanta coisa errada. É inadmissível o que está acontecendo na Câmara Municipal sendo necessário que a população faça uma limpeza nas eleições que se aproximam elegendo pessoas sérias para representá-la”, disse.
Márcio Caboquinho do PT disse que os últimos acontecimentos na Câmara Municipal deixaram revoltado a população e a juventude não pode mais ficar de braços cruzados vendo a cidade desmoronar e os políticos não fazerem nada de bom e ainda se envolverem em atos de corrupção com aconteceu recentemente com os vereadores.“Estamos fazendo uma manifestação de cara limpa e com muita coragem para dizer à população que a juventude não concorda com a corrupção que está instalada em Cruzeiro do Sul e na Câmara Municipal. Não vemos nenhum projeto de desenvolvimento para a juventude e nem para a comunidade. É preciso dar um basta nisto tudo a cidade está totalmente esburacada, o prefeito vive falando de muito dinheiro, mas na verdade a cidade está abandonada e a população precisa enxergar o que está acontecendo para fazer uma grande mudança desses políticos que estão comprometidos apenas com o seu próprio interesse”, disse.
A jovem Shyrley Paixão, outra das lideranças da manifestação, afirmou que está faltando consideração dos vereadores à população cruzeirense, pois eles não tem cobrado do prefeito ação pela melhoria de condições da vida no município que se encontra abandonado.“Esta na hora dos jovens mostrarem que estão de olhos nestes políticos que não fazem nada, além de corrupção e vivem se escondendo da população. É um absurdo o que está acontecendo na Câmara Municipal, os vereadores não tem cumprido com sua responsabilidade de serem os fiscais do Executivo que não tem feito nada para melhorar as condições de vida da comunidade. A imprensa está de parabéns pela cobertura dos últimos acontecimentos, a Justiça também tem feito à parte dela, mas agora está faltando à população fazer a sua parte e tirar da vida pública este tipo de políticos que usam o poder dado pelo povo apenas para proveito próprio como estamos vivenciando”, disse.Shryley mora da vila Lagoinha, mas afirma que os jovens estão muito atentos a tudo que está acontecendo no Brasil, no mundo e também no município de Cruzeiro do Sul.“Estamos num outro tempo onde estamos muito ligados nas coisas que acontecem. Na internet temos acesso a milhões de informações e o jovem de hoje está muito informado. Podemos votar aos 16 anos e convido todos os jovens a exercer esse direito que nos é dado para contribuir com a melhoria da nossa sociedade e precisamos saber quem são os políticos que tem compromisso com o povo e tirar da vida pública os que vivem apenas para fazer corrupção. Nesta manifestação estamos representando o povo cruzeirense e queremos dizer para os políticos que estamos de olho e não vamos ficar calados frente a este tipo de escândalo que aconteceu na Câmara Municipal”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Celso Lima Verde, agradeceu a presença da juventude que fez a manifestação na Câmara Municipal e destacou que a democracia é uma das conquistas do Brasil. “Ainda bem que vivemos numa democracia”, disse o presidente da Câmara Municipal, vereador Celso Lima Verde sobre a manifestação da juventude na noite de quinta-feira.“É com muita tranquilidade que vemos os jovens se manifestar exercendo esse sagrado direito garantido pela nossa Constituição”. Segundo o vereador ele ficou feliz com a presença dos jovens e foi uma novidade a manifestação.“É preciso as pessoas reconhecer bem as pessoas que devem e as que não devem. Muitos cartazes com algumas piadas, mas a democracia funciona assim e esta manifestação é uma maneira de educar o povo do sistema quando a população começa a se manifestar e reclamar dizendo que não está satisfeita”, disse.O vereador Armando José (PMDB), no entanto, se dirigiu aos manifestantes cobrando igualdade de tratamento e dizendo que o governo do Estado não cumpre com suas atribuições com a população cruzeirense e afirmando que ele não tem medo de nada, pois tudo que tem foi conseguido vendendo panelas nas ruas com muito trabalho.