quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Nota de Repudio ao Deputado Jonas Lima

Eu, Cesário Campelo Braga, membro da direção estadual da Juventude do PT, militante do Partido dos Trabalhadores, torno público meu repúdio e indignação diante a declaração do deputado estadual do Jonas Lima, que no dia 22/02, durante agenda oficial do Partido dos Trabalhadores, no município de Epitaciolândia, rotulou companheiros da juventude do PT de “juventude Fascista”, imputando a essa juventude militante, de esquerda, socialista, democrática e de massas, termo pejorativo, em discordância com tudo aquilo que a JPT e o Partido dos Trabalhadores têm por mais valioso, suas ideologias para a construção de um socialismo democrático e libertário.

Compreendo que o citado deputado possa não saber que o fascismo é um modelo de organização de extrema direita, que tem como características o totalitarismo, nacionalismo, anticomunismo, militarismo, violência, xenofobismo e preconceito em suas mais diversas matizes, considerando inferiores negros, homossexuais, ciganos, judeus, além de defender a submissão das mulheres aos homens. Desta forma, espero que o mesmo possa reavaliar sua opinião acerca da juventude do PT e junto com os jovens da esquerda possa ajudar a sociedade a continuar caminhando rumo a um modelo de vida mais democrático, justo, igualitário e libertário, assim como os militantes do Partido dos Trabalhadores e sua juventude vem buscando em todas as suas experiências no parlamento, no executivo, nos movimentos sociais e nas mais diversas esferas da sociedade.

Cesário Campelo Braga
Militante do Partido dos Trabalhadores, de esquerda e socialista.
— com Jpt Tarauacá

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

NOTA DE REPUDIO



A Juventude do PT vem a publico expressar indignação e repulsa ao crime de racismo, praticado por uma guarnição da Policia Militar, ao estudante, jovem e negro Shelton Oliveira, 16 anos, no dia de oito de fevereiro deste ano em Rio Branco.
Na ocasião, o mesmo encontrava-se em sua residência, trabalhando em uma pequena reforma da mesma junto com seus primos e irmão quando teve sua casa invadida por policiais, que o agrediram fisicamente e psicologicamente de maneira covarde.
É inadmissível que em pleno Século XXI tais barbáries sejam encaradas com naturalidade, tendo em vista que a policia têm um papel relevante de garantir a ordem e a segurança individual e coletiva em prol de uma sociedade equilibrada.
Acreditamos que em um estado democrático e de direito de fato, que têm como carta magna a constituição federal e suas conquistas e garantias de direitos individuais e coletivos de maneira plena, tal animosidade não deve ocorrer.
Somos defensores de um projeto de sociedade democrático, libertário e sobre tudo transformador para a vida das pessoas, onde a opressão e qualquer ação e ameaça a liberdade e direito são abomináveis e reprovados.
Não acreditamos que a PM do Estado do Acre tenha uma política que entre em conflito com os princípios basilares da legislação e que afronte os direitos humanos.
Temos respeito pelo estado competente, que executa e monitora políticas de segurança para garantia de bem estar da sociedade, mas reprovamos com veemência práticas injustas.
Estamos solidários ao estudante Shelton Oliveira, jovem, negro e acima de tudo ser humano, também acreditamos na força da lei e temos a certeza de que os fatos serão avaliados e que as medidas cabíveis serão tomadas de modo a reparar qualquer injustiça.  
JPT – Juventude do Partido dos Trabalhadores

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Movimento fica Jasone!

    Companheiro Jasone.... Um marco para o PT de Tarauacá, foi o primeiro prefeito eleito do Partido dos Trabalhadores, tornou-se o Lula de Tarauacá, além de ser hoje o melhor e mais experiente da cidade, agora por motivo de trabalho pode nos deixar, para morar na cidade vizinha, não vou me ater para a grande perda que sera para a população, do excelente profissional, mais a perde para o Partido dos Trabalhadores que tera de seu lider maior. De quem construiu junto com varios companheiros uma historia de lutas e de vitorias para que hoje o PT de Tarauacá chegasse onde chegou. Com isso a Jpt de Taraucá diz: Fica Jasone.

  Fica Jasone.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Juventude Construindo a Democracia.





             A jpt de Tarauacá faz seu primeiro encontro depois da eleição, reunindo seus filiados para avaliar onde avançamos e como avançar ainda mais.
             No ato podemos discultir com o prefeito Dr. Rodrigo um pouco de como pensamos para uma gestao voltada para a juventude, onde podemos ser parte desse processo e uma das maoires sinalizações de que isso será feito é a criação da Coordenação Municipal de Juventude, em que teremos a oportunidade de discutir nossas politicas publicas e direciona-las onde realmente for necessario, incluido todos os grupos de jovens organizados do municipio.
           Propondo a construção de uma democracia socialista, a Jpt  busca da cada vez mais contribuir e incluir, firmando parceria junto a prefeitura, organizando e construindo espaços para o jovem, onde nao nos limitamos em discutir emprego ou um simples  salario minimo, queremos discutir a melhoria na educação com a implantação do Nivel Superior (UFAC), cursos profissionalizantes e tecnicos, melhorar a saúde, segurança, fazer esporte e cultura funcionar.
            Somos um instrumento de transformação e participativo de nossa sociedade, somos um grupo ousado e inovador, fazemos o novo todos os dias..








terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Partido dos Trabalhadores (PT) - Socialismo Democratico



             O PT já nasceu com propósitos radicalmente democráticos. Surgimos combatendo a
ditadura militar e a opressão burguesa, exigindo nas ruas e nos locais de trabalho respeito às
liberdades políticas e aos direitos sociais. Crescemos denunciando a transição conservadora
e construindo as bases da soberania popular. Em dez anos de existência, o PT sempre
esteve na vanguarda das lutas pela democratização da sociedade brasileira. Contra a
censura, pelo direito de greve, pela liberdade de opinião e manifestação, pela anistia, pelo
pluripartidarismo, pela Constituinte autônoma, pelas eleições livres e diretas. Tornando-nos
um grande partido de massas, denunciando a expropriação dos direitos de cidadania pelo
poder de Estado, o atrelamento dos sindicatos ao aparato estatal, o imposto sindical.
Diversos companheiros deram sua vida na luta dos trabalhadores pela democracia. Santo
Dias, Wilson Pinheiro, Margarida Alves, Padre Jósimo, Chico Mendes e tantos outros.
Na raiz de nosso projeto partidário está, justamente, a ambição de fazer do Brasil uma
democracia digna desse nome. Porque a democracia tem, para o PT, um valor estratégico.
Para nós, ela é, a um só tempo, meio e fim, instrumento de transformação e meta a ser
alcançada. Aprendemos na própria carne que a burguesia não tem verdadeiro compromisso
histórico com a democracia. A relação das elites dominantes com a democracia é
puramente tática, elas se socorrem da via democrática quando, pragmaticamente, lhes
convém. Na verdade, a democracia interessa, sobretudo aos trabalhadores e às massas
populares. Ela é imprescindível, hoje, para aprofundar suas conquistas materiais e políticas.
Será fundamental para a superação da sociedade injusta e opressiva em que vivemos. Assim
como será decisiva, no futuro, a instituição de uma democracia qualitativamente superior,
para assegurar que as maiorias sociais de fato governem a sociedade socialista pela qual
lutamos. 
                Nossa bagagem ideológica original, enriquecida no próprio curso da luta política e
consolidada nos vários Encontros Nacionais do partido, orientou a conduta do PT ao longo
de toda a década de 1980 e garantiu a conquista de importantes objetivos históricos. Com o
sentido geral de nossa política – democrático e anticapitalista – perfeitamente assegurado,
optamos pela construção progressiva de nossa utopia concreta, isto é, da sociedade
socialista pela qual lutamos. Quisemos evitar tanto o ideologismo abstrato, travo elitista da
esquerda tradicional brasileira, quanto o pragmatismo desfibrado, característico de tantos
outros partidos. De nada nos serviria um aprofundamento ideológico puramente de cúpula,
sem correspondência na cultura política real de nossas bases partidárias e sociais.
De resto, também as direções careciam de muita experiência, que só a luta democrática de
massas, paciente e continuada, pode proporcionar. O que legitima os contornos estratégicos
definidos de qualquer projeto socialista é a convicção radicalmente democrática e
transformadora de amplos segmentos populares. Pode-se dizer, sem indevido triunfalismo,
que tal pedagogia política, baseada na auto-educação das massas por meio de sua
participação civil, revelou-se, no geral, acertada. 
       O PT, lutando por tal socialismo, não menospreza os desafios teóricos e práticos a
superar para sua obtenção. Sabe que tem pela frente um gigantesco esforço de construção
doutrinária e de luta social, e declara-se, mais do que nunca, disposto a realizá-lo, em
conjunto com todas as forças democráticas e transformadoras presentes na vida brasileira. 

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Uma Geração Vencedora

   
 As eleições 2012 representam um marco histórico para a juventude do PT no estado do Acre, não em números, dados, mas em sentimentos; Ousamos, lutamos, e fomos além do que nossos olhos conseguiam ver.

Colhemos os bons frutos de uma geração vitoriosa, que tirou nosso estado da condição de periferia de uma nação, e nos elevou a condição de exemplo, modelo de desenvolvimento para um planeta; florestania, desenvolvimento sustentável, povos da floresta, trabalhadores no poder, sempre servindo ao povo de todo o coração!

Semeamos por todo nosso estado um sonho, de que os dias melhores são conseqüência de nosso trabalho; Que não somos um futuro distante, somos o presente, somos o agora. Erguemos nossas bandeiras, suamos a camisa, dividimos o pouco que tínhamos, e multiplicamos em esperança pelos quatros cantos do estado. Vencemos; a vitória de uma nova geração que aponta para construção de uma sociedade melhor;

Sabemos de nossos desafios, nas ruas, nos sindicatos, nas escolas, universidades, nas casas, onde houver um que não saiba, não possa, não tenha, ali estaremos nós, ali está nosso desafio. Devemos ir além. Além dos horizontes, a onde já mais nem um homem ou mulher sonhou em ir, construir o que nunca antes na historia desse estado ocorreu, devemos lutar! Lutar contra o conservadorismo, lutar contra qualquer forma de preconceito, lutar pela igualdade de oportunidades, luta pela liberdade! Devemos ouvir mais, ouvir o grito dos excluídos, os brados de nosso povo, o choro de nossas crianças.

Compreendendo que ainda a muito por se fazer, que o caminho a se trilhar é pedregoso, que as desigualdades ainda devem ser superadas, e que o nosso inimigo não são pessoas, mas sim idéias, arraigadas na cultura capitalista dominante, que buscam perpetuar à desigualdade, a indiferença, a individualidade a exploração do homem pelo homem como algo natural, plausível, aceitável;

Nós dizemos não, não ficaremos parados diante desses desafios, não seremos omissos, não nos calaremos; são os desafios que nos movem, a vontade de mudança acende a chama da revolução que arde em nossos corações, e desperta nosso espírito para a luta.   

Nada ira nos parar, iremos buscar sentimentos, dar re-significação todos os dias para palavras, para sentimentos, ideologias que representam a essência do que somos; companheiros, militantes, socialistas, propagadores do amor, libertários, somos de esquerda, somos petistas e temos orgulho disso!
Juventude do PT – Acre
De Esquerda, Socialista, Democrática e de Massas
Rio Branco, Acre 15 de Dezembro de 2012
Plenária de Avaliação das Eleições 2012, auditório da SEE


segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A Juventude Do PT de Tarauacá faz entrega de sexta básica a famílias carentes



A Juventude PT de Tarauacá na manhã dessa segunda- feira, dia 24 de Dezembro véspera do Natal, entrega cerca de 100 Cestas básicas, nos bairros de nossa cidade.   









          Nossa Juventude procurando um meio de amenizar a carência e as necessidades desse povo tão sofrido, que muitas vezes não tem o que comer, com isso viemos homenageá-los com esse pequeno gesto, mais que com certeza fez a diferença pra muitas famílias. Assim fazendo um Natal mais feliz e digno para esses cidadãos.
           Umas das nossas preocupações e metas é não sermos uma Juventude eleitoreira  e sim um instrumento de transformação para nossa sociedade, contribuindo para que nosso povo tenha uma vida mais digna.
 

       Com desejamos um Feliz Natal, Cheio de Paz, Amor, Saúde e Sucesso a Todas as famílias taraucaenses e um 2013 repleto de vitorias a todos.
   São os sinceros votos da JPT Tarauacá. Juventude Socialista Democrática e de Massas.